como ajudar

saiba como

pode ajudar-nos

 

dádiva dirigida

Ser dador de Medula Óssea é ter a intenção de ajudar/salvar alguém. Neste caso da dádiva dirigida, ajudar a salvar alguém que nos é próximo.

 

Esta ocorre normalmente entre familiares, sendo mais frequente entre irmãos.

 

O que normalmente acontece é efectuar-se o estudo de compatibilidade nos familiares próximos à pessoa que necessita de um transplante de Medula Óssea. Neste caso apesar de ser efectuado o estudo, este registo não entrará para os Registos Nacionais de Dadores de Medula Óssea - CEDACE, que é o primeiro elo de ligação com os registos de dadores a nível mundial. O registo só será efectuado se for da vontade do dador.

 

Após o estudo de compatibilidade e caso esta seja positiva, o dador terá que dar autorização para a doação de medula, para a pessoa em questão, podendo a sua doação ficar restringida apenas ao seu familiar. Tal como explicado anteriormente.

 

Para qualquer esclarecimento adicional deve dirigir-se a um dos três Centros de Histocompatibilidade, existentes no nosso país ou ao Instituto Português de Oncologia do Porto - Serviço de Transplantação de Medula Óssea.

 

Contribua com o seu esforço, sendo dador ou ajudando a que outros o venham a ser.

 


comente