apoios
conheça as associações
e instituições portuguesas dedicadas a esta causa
Todos os anos surgem mais casos de cancro infantil. As crianças com cancro e os seus pais sofrem durante anos psíquica, física e economicamente. A experiência mostra que a solidariedade é um factor de extrema importância para ajudar a minimizar os problemas causados pelos longos e difíceis períodos de tratamento.
Milhares de crianças em Portugal, irão acordar numa cama de hospital este ano. Algumas estarão lá para tratamentos ligeiros, outras para procedimentos complexos e demorados. Muitas sentirão dor, tédio e solidão e o desejo intenso de voltar logo para casa. Todas experimentarão o medo. Com o objectivo de transformar esta realidade tornando mais terna e feliz a experiência das crianças no hospital, a Operação Nariz Vermelho visita por ano mais de 27 mil crianças hospitalizadas em todo o país. Proporcionando através da arte do palhaço, momentos de alegria e descontracção para as crianças hospitalizadas, seus pais e profissionais de saúde.
Os Centros de Histocompatibilidade estão integrados nas Administrações Regionais de Saúde, IP do Norte, Centro e Lisboa e Vale do Tejo. Articulam-se funcionalmente a nível nacional, mantendo, para o efeito, a designação comum de Lusotransplante.
Dentro das suas competencias estão:
- Realizar estudos laboratoriais de imunogenética, imunobiologia e das doenças transmissíveis, aplicados à transplantação de órgãos, tecidos e células, em dadores e receptores, nos períodos pré e pós-transplantação. - Manter o registo nacional de dadores voluntários de medula óssea, designado CEDACE - Centro Nacional de Dadores de Células de Medula Óssea, Estaminais ou de Sangue do Cordão, bem como a actividade de Centro de Dadores na respectiva área de influência.
- Assegurar a manutenção e actualização da base de dados de âmbito nacional, necessária para o seguimento dos doentes pré e pós-transplantados, bem como a escolha do par dador-receptor em transplantação renal. - Assegurar a gestão da lista de espera para transplantação renal.
- Desenvolver a actividade de investigação no âmbito da transplantação de órgãos, tecidos e células e medicina regenerativa.
- Desenvolver a criopreservação de tecidos e células para transplantação.
Manter um arquivo biológico de doentes e dadores.
Centro de Histocompatibilidade do Norte
Rua Dr. Roberto Frias - Pav. "Maria Fernanda"
4200-465 PORTO
Telefone: 225573470
Fax: 225501101
E-mail:
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar
URL: http://www.chnorte.min-saude.pt
Centro de Histocompatibilidade do Centro
Praceta Prof. Mota Pinto, Edif. S. Jerónimo, 4.º piso
Apartado 9041
3001-301 COIMBRA
Telefone: 239480700
Fax: 239480790
E-mail:
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar
URL: http://www.histocentro.min-saude.pt
Centro de Histocompatibilidade do Sul
Alameda das Linhas de Torres, n.º 117
1769-001 LISBOA
Telefone: 217504100
Fax: 217504101
E-mail:
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar
URL: http://www.chsul.pt/
A Liga Portuguesa Contra o Cancro é uma Associação Cultural e de Serviço Social, privada, declarada de utilidade pública, que promove a prevenção primária e secundária do cancro, o apoio social e a humanização da assistência ao doente oncológico e a formação e investigação em oncologia.
A APLL deseja servir, no sentido de melhorar a qualidade de vida dos doentes oncológicos do sangue e dos seus familiares, através do voluntariado e da investigação científica, analisando e estudando soluções específicas para cada situação.
Este site foi concebido para apoiar e ajudar todos os que estão directa ou indirectamente envolvidos na problemática da Oncologia Pediátrica, com principal destaque para os pais e familiares das crianças com Cancro. Aqui poderá encontrar informações de relevante interesse para si, como por exemplo: sobre a doença, os tratamentos, cuidados diários do doente oncológico, contactos nacionais e internacionais, testemunhos de esperança e sucesso, apoios a que o seu filho tem direito, etc.
A Associação de Enfermagem Oncológica Portuguesa (AEOP) tem como competências promober e apoiar iniciativas de caracter ciêntifico, investigacional e ético no âmbito da Oncologia, assim como proceder á sua divulgação e participação (no país e no estrangeiro) em actividades com interesse especifico na Enfermagem Oncológica.